linux

linux

7 razões para você adotar o Linux


Ainda é fato que a grande maioria dos PCs ao redor do mundo rodam Microsoft Windows, seguido bem de longe pelo Mac OS da Apple. Na verdade os computadores fabricados pela Apple são denominados “Macs” e não “Pcs”. E nesse contexto o bom e velho Linux (ou as suas distribuições, pois o Línux em si é apenas um núcleo de sistema operacional. Saiba mais aqui) tem menos do que 2% do mercado de “computadores pessoais”, mas primeiríssimo se formos analisar o mercado de servidores (o Linux ganha disparado de qualquer Sistema Operacional).
Muitos usuários de “não Linux” estão satisfeitos com seu sistema operacional e com o crescimento da computação móvel (e uma correspondente diminuição do uso de desktops e notebooks), parece não haver interesse em migrar para outro ambiente operacional.
Mesmo assim apresentamos sete bons motivos que justificam a troca do seu ambiente para LINUX:
1) Rápidez: O Linux bateu o recorde com apenas 20 segundos de boot ou de arranque (em média) . Além disso pode-se instalar os programas que quisermos que a rapidez do Linux não será afetada.
2) Requer poucos recursos: O Linux funciona com recursos mais modestos de hardware, inclusive existem distribuições do Linux que rodam em máquinas antigas.
3) Estabilidade e Segurança: O Linux é impressionantemente estável. Nele os programas e aplicações raramente falham, e quando o fazem, uma simples combinação de teclas (ou clique no mouse) podem matar o processo conflitante. Além disso, as atualizações do sistema e/ou aplicativos são tão tranquilas que quase nunca é necessário reiniciar o computador depois (a atualização do kernel é uma exceção).
“O Linux é livre de vírus”… Essa é uma máxima que na verdade não é bem por ai. Por causa da arquitetura do sistema (além das permissões de arquivos e diretórios), na maioria dos casos, é impossível que um vírus instale (ou se prolifere). Isso faz com que a presença de um software antivírus seja praticamente desnecessária. Ele também protege os usuários contra roubo de identidades através de trojans.
4) Poder: Ele é um poderoso sistema operacional, expressivo, que não esconde as partes internas do sistema aos seus usuários. Aqueles que desejam explorar o sistema e liberar seu poder, são livres para fazê-lo em uma variedade de formas: eles podem usar o poderoso e flexível núcleo para fazer do sistema exatamente o que eles querem, além de terem acesso ao código fonte do sistema.
5) Custo: O Linux está disponível gratuitamente em vários locais na web. A maioria das distribuições Linux possuem um instalador muito intuitivo e bem simples de usar. Seus sistemas de atualização também são bem práticos, que deixam seu sistema atualizado, estável e sem erros em poucos minutos.
Sinceramente, só o fato de não ter que desembolsar uma grana (pouca ou muita) a cada vez que você quiser atualizar o seu sistema – ou qualquer uma de suas aplicações – é extraordinariamente incrível!
6) Liberdade: O Linux respeita a sua liberdade. As licenças de software livre garantem que seus direitos de utilização do computador, da maneira que achar melhor, estará sempre protegida. Elas também protegem o direito de você fazer quaisquer mudanças que gostaria no software e ainda compartilhar essas alterações com os outros.
7) Comunidade mundial: O Linux tem o apoio de uma comunidade global de desenvolvedores que contribuem com o código fonte, atualizações de segurança e melhorias no sistema. Esta comunidade ativa também fornece às empresas o suporte gratuito por meio de fóruns e sites. Esta comunidade dispersa pelo mundo dá paz de espírito aos usuários de Linux, porque não há um ponto único de falha nem uma fonte única para suporte e desenvolvimento Linux.

Muitas outras razões existem mas vou ficar com o sete. Assim como tudo na vida, o “mundo do software livre” não é cem por cento perfeito. É fato que existem muitas coisas que precisam melhorar, porém garanto que só por estes sete motivos já seria no mínimo interessante você experimentar este “novo mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário